Santos Silva pode querer sair do Governo e pede que o PS o deixe voltar a dar aulas
Com 64 anos, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros espera que o PS o deixe terminar a carreira a dar aulas, o que só pode fazer até aos 70.
Corpo do artigo
Augusto Santos Silva, de pasta na mão, prepara a possibilidade de saída do Governo. Entrevistado pelo Expresso, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros diz esperar que o PS lhe permita acabar a carreira exercendo a profissão no ensino superior, e que só pode fazê-lo até aos 70 anos.
"Espero que o PS me permita que acabe a minha atividade profissional na minha profissão, na Faculdade de Economia do Porto. Como os professores universitários só podem dar aulas até aos 70 anos, e eu já tenho 64..."
A frase fica pendurada, o resto subentende-se. Nesta entrevista ao Expresso, o ministro trata de sublinhar que não se imagina a deixar de ter interesse pela política.
A confirmar-se a saída, chegam ao fim mais de cinco mil dias no Governo. Ao longo de todo este tempo, Augusto Santos Silva trabalhou com três primeiros-ministros - António Guterres, José Sócrates e António Costa -, tendo passado por cinco áreas distintas: Educação, Defesa, Assuntos Parlamentares, Cultura e Negócios Estrangeiros.
Augusto Santos Silva é licenciado em História, doutorado em Sociologia. Dá aulas de Economia na Universidade do Porto, e é onde quer voltar antes da idade da reforma, aos 70 anos.
TSF\audio\2021\07\noticias\02\guilhermina_sousa_min_neg_estrangeiros