A Comissão Europeia está em contacto com as autoridades portuguesas por causa da seca na agricultura e espera uma carta formal do Governo com detalhes sobre a situação.
Corpo do artigo
«Temos estado em contacto com as autoridades portuguesas e sabemos que vão enviar uma carta formal, esta semana, com detalhes mais precisos sobre a situação e necessidades específicas», disse à agência Lusa o porta-voz do executivo comunitário para a Agricultura, Roger Waite.
O porta-voz adiantou também a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, pediu para que o tema fosse introduzido no Conselho de Ministros dos 27, no próximo dia 19, em Bruxelas.
Waite esclareceu também que Bruxelas só terá uma palavra a dizer sobre a seca e possíveis ajudas a conceder a Portugal depois de ter analisado a situação.
No entanto, fontes comunitárias explicaram à Lusa que uma das medidas possíveis poderá ser adiantar os pagamentos diretos - no âmbito da política agrícola comum - para ajudar à liquidez dos agricultores, adaptando fundos de programas de desenvolvimento rural.
Uma opção em estudo é através de ajudas de Estado concedidas a Portugal.