SEF desmantela atividade de contabilista ligada ao auxílio à imigração ilegal
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizou buscas a duas residências e a um escritório de contabilidade, em Lisboa, tendo apreendido documentação comprovativa de atividade ligada ao auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos, foi hoje divulgado.
Corpo do artigo
Em comunicado, o SEF adianta que foi constituído arguido um contabilista, suspeito da investigação criminal que está em curso sob orientação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.
Segundo o SEF, a investigação permitiu desmantelar a atividade do contabilista que, de forma reiterada, emitia contratos de trabalho em nome de empresas que eram suas clientes, sem que estas tivessem conhecimento. O SEF refere que «os contratos fraudulentos, emitidos a troco de avultadas quantias monetárias, facultavam aos estrangeiros a sua regularização junto do SEF».
Por cada contrato emitido, o arguido cobrava ainda a cada suposto trabalhador verbas alegadamente destinadas a pagar as prestações à segurança social, cujos montantes se apropriava, indica o SEF, acrescentando que «a atividade ilícita do contabilista motivara já a apresentação de queixas por parte dos responsáveis das empresas que eram usurpadas».
O SEF diz ainda que foram apreendidos computadores, suportes digitais, carimbos e documentação diversa, nomeadamente contratos de trabalho, extratos bancários, minutas de requerimentos e agendas, que constituem prova dos crimes praticados.