O secretário-geral do PS, António José Seguro, anunciou hoje que escolheu o ex-secretário de Estado Carlos Zorrinho para as funções de presidente do grupo parlamentar socialista.
Corpo do artigo
Na declaração que fez aos jornalistas, a meio da reunião da bancada socialista, esta quinta-feira, o secretário-geral do PS começou por agradecer a Maria de Belém ter sido líder interina do Grupo Parlamentar nos últimos três meses.
A seguir, anunciou o nome de Carlos Zorrinho como o seu candidato à liderança da bancada socialista, em substituição de Maria de Belém.
«Vim propor Carlos Zorrinho para líder da bancada do PS. As eleições ocorrerão na próxima semana e essa é a razão da minha vinda aqui», justificou o secretário-geral do PS.
Carlos Zorrinho, católico e conotado com o centro esquerda político, chegou ao Parlamento no primeiro Governo de António Guterres, tendo já exercido as funções de líder do PS/Évora.
No segundo Governo de Sócrates, Carlos Zorrinho foi secretário de Estado da Energia e da Inovação e, no plano partidário, coordenou o movimento de voluntários nas duas últimas campanhas eleitorais do PS.
António José Seguro fez ainda referência ao calendário que o próprio estabeleceu para o arranque do novo ciclo político dentro deste partido.
«Após a minha eleição [como secretário-geral] tive uma reunião com o Grupo Parlamentar do PS e prometi que, na semana do congresso, o partido teria todos os seus órgãos eleitos e o Grupo Parlamentar também teria todos os seus responsáveis eleitos para que pudéssemos arrancar em plenitude neste início de sessão legislativa. Aqui estou a cumprir essa promessa que fiz», afirmou.