Turismo do Centro, empresários do turismo, lojistas e os presidentes das Câmaras da Covilhã e Seia exigem uma melhor gestão do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos e novas acessibilidades à Serra da Estrela.
Corpo do artigo
A reivindicação é subscrita por Filipe Camelo, presidente da Câmara de Seia, que, tal como o autarca da Covilhã, participou recentemente numa reunião em que foi analisada a questão do encerramento das estradas da Serra da Estrela, designadamente do acesso ao maciço central.
«O fecho das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela, devido à queda de neve, prejudica o negócio na região», diz Filipe Camelo que acusa a empresa Estradas de Portugal de operar «o centro de limpeza de neve com pouca eficácia».
O autarca de Seia reconhece que «nem sempre se pode subir à montanha» mas «com civismo, correntes de neve e melhor policiamento conseguiríamos levar mais pessoas ao alto da Estrela». Filipe Camelo confirma que existe a informação de que a estrada do acesso ao maciço central poderia estar aberta à circulação rodoviárias mais vezes.
«Não queremos pôr em causa a segurança das pessoas e aceitamos que quando não há outra forma a estrada seja encerrada, mas também não faz sentido que as pessoas sejam impedidas de subir até ao topo, mesmo quando tal seria possível», afirma.
A Serra da Estrela pede há quase 4 décadas um novo acesso ao maciço central, reclamação partilhada pela Turismo do Centro que já lamentou os prejuízos que a falta de acessibilidade causa ao sector. A Estradas de Portugal não diz se vai reforçar os meios que tem na serra da Estrela mas assegura que quando fornece «indicações técnicas que aconselham a interrupção das vias o faz exclusivamente com a não existência de condições de segurança».
A região reclama uma nova solução para permitir o acesso permanente ao Maciço Central da Serra da Estrela, disse o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, ao preconizar uma ligação alternativa à Torre que possibilite a fruição das belezas naturais «365 dias por ano», mesmo quando a neve bloqueia as estradas.
O autarca de Seia pede a construção dos «itinerários complementares» e a instalação de «meios mecânicos que possam ligar a Lagoa Comprida, Covilhã e Alvoco da Serra».
A região reclama ainda o reforço dos meios de limpeza de neve e a colocação de equipamentos nos bombeiros de Seia, Manteigas e Covilhã que possam reforçar o centro dos Piornos.