Na Póvoa de Varzim e nas Caldas da Rainha, dois dos concelhos mais afetados pelo temporal de janeiro, pouco mais de metade dos agricultores apresentou candidaturas para receber fundos europeus.
Corpo do artigo
As candidaturas para receber apoios para a recuperação das explorações terminaram no início da semana passada.
No entanto, o vereador da autarquia da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, explica que, dos 200 agricultores afetados pelo mau tempo, apenas 110 apresentaram candidaturas aos apoios públicos num total de dois milhões de euros.
À TSF, Carlos Alberto Lino, presidente Associação de Horticultores da Póvoa de Varzim, lamenta que nem todos os agricultores afetados tenham apresentado os pedidos de ajuda ao Estado.
Nas Caldas da Rainha, outro dos concelhos mais afetados pelo mau tempo, foram 20 os agricultores afetados, mas apenas 10 apresentaram os pedidos de ajuda/financiamento ao Governo para fundos comunitários (valor de 1 milhão 450 mil euros).
O presidente da câmara, Fernando Costa, revela que o dinheiro vai servir sobretudo para reconstruir estufas e lamenta a burocracia que levou os agricultores mais pequenos a não pedirem ajuda dos fundos comunitários.
Os agricultores que se candidataram devem receber o dinheiro no fim do Verão. O Governo explica que não é possível acelerar o processo devido às regras comunitárias.