Depois do desafio lançado quinta-feira pelos candidatos Manuel Alegre e Francisco Lopes, para que Cavaco Silva anunciasse rapidamente disponibilidade para participar em debates televisivos, a candidatura do actual Presidente respondeu hoje esclarecendo que não aceita qualquer debate antes de entregar o processo da candidatura no Tribunal Constitucional.
O prazo para entrega termina dia 23 deste mês. Contudo, Cavaco Silva mostrou-se aliás contra a intenção manifestada pelas televisões de fazer todos os debates antes do Natal.
O actual Presidente da República só quer participar nestes debates depois de entregar formalmente o registo da candidatura, revela fonte da candidatura de Cavaco Silva, citada pela agência Lusa, que não esclarece, no entanto, em que dia será feita essa entrega.
Cavaco Silva «aceita, no entanto, fazer debates com todos os candidatos presidenciais», mas coloca outra condição: pede igualdade de condições para todos os envolvidos nas eleições presidenciais.
A posição do actual Chefe de Estado surge depois de ter sido adiado o agendamento dos confrontos entre candidatos. As televisões apresentaram ontem propostas de datas, mas Cavaco Silva pediu mais tempo.
Os candidatos à Esquerda dizem que Cavaco Silva está a evitar os debates.
Contactada pela TSF, a assessoria de imprensa da candidatura do Presidente da República não confirma esta informação.