Morreu o ator Orlando Costa, o icónico "Zé Gato"

Ator morreu em casa aos 74 anos.

PorCátia Carmo
© DR

O ator Orlando Costa, também conhecido por "Zé Gato", morreu esta sexta-feira, aos 74 anos, em casa, confirmou a TSF.

Orlando Costa estreou-se no Teatro Experimental de Cascais, em 1969, com a peça "Um Chapéu de Palha de Itália". Passou por várias companhias e, nos anos 1970, cofundou o Teatro da Cornucópia, uma das mais prestigiadas companhias teatrais portuguesas, em Lisboa, que fechou em 2016. Foi aí que começou a ficar conhecido.

Um dos maiores papéis da sua carreira foi na série "Zé Gato", de 1979, onde interpretou o protagonista, com o mesmo nome. Além de ator fez também alguns trabalhos musicais, colaborando em 1984 nos álbuns de Sérgio Godinho, Júlio Pereira e Fausto e escrevendo canções para peças de teatro.

No cinema participou em inúmeros filmes. Entre eles estão "A Santa Aliança", de Eduardo Geada, em 1980, "Amor e Dedinhos de Pé", de Luís Filipe Rocha em 1993, e, mais recentemente, "Coisa Ruim", de Tiago Guedes e Frederico Serra, em 2006.

Entrou também em novelas da RTP, SIC e TVI. O papel mais recente foi no ano passado, na novela "Amor Maior" da SIC, onde interpretou a personagem Júlio Bandeira.

Relacionados

Veja Também

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG