- Comentar
O cinema português de animação cumpre esta quarta-feira cem anos, contando a partir da estreia de "O pesadelo de António Maria", de Joaquim Guerreiro, e este curto filme pode ser visto esta noite no Porto.
Relacionados
Filme "Ice Merchants" de João Gonzalez está nomeado para os Óscares
Revelados todos os nomeados para os Óscares 2023. Veja aqui a lista
A efeméride assinala-se na semana em que, pela primeira vez, um filme português de animação está nomeado para os Óscares, com "Ice Merchants", de João Gonzalez, candidato na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.
A 25 de janeiro de 1923 estreava-se no Éden-Teatro, em Lisboa, um pequeno filme animado, do caricaturista Joaquim Guerreiro, numa sátira ao político António Maria Silva, da Primeira República.
Ouça aqui as explicações do jornalista Rui Carvalho Araújo
A Cinemateca Portuguesa, que iniciou este mês um programa para assinalar o centenário do cinema de animação, explica na página oficial que "há referências a possíveis experiências de Almada Negreiros, em 1913, e a filmes publicitários de Luís Nunes para 'His Master's Voice', em 1921-1922, contendo eventualmente animação".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
No entanto, "o início da aventura do desenho animado português há precisamente cem anos" é dado com aquela sátira de Joaquim Guerreiro.
Não havendo registo de cópias desse filme original, a versão que hoje sobrevive é uma reconstituição parcial, de três minutos, numa remontagem feita a partir de 2001 pelo produtor e realizador Paulo Cambraia, um dos estudiosos do cinema de animação em Portugal.
É essa reconstituição por Paulo Cambraia de "O pesadelo de António Maria", que passa hoje no Batalha - Centro de Cinema, no Porto, numa sessão organizada pela Casa da Animação.
No início de janeiro, a curta-metragem foi exibida na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, numa colaboração com o Monstra - Festival de Animação de Lisboa que se estenderá pelos próximos meses.