- Comentar
Em plena democracia, o desfile do dia 25 de abril foi cancelado. A decisão foi tomada depois de decretado o estado de emergência, devido à propagação do novo coronavírus.
A comissão promotora opta agora pela difusão de um apelo: "todas as pessoas, às 15h00 do dia 25 de abril, onde quer que estejam, cantem a "Grândola Vila Morena".
Ouça a reportagem de José Carlos Barreto
A Associação 25 de Abril já estava a ponderar cancelar a habitual manifestação que junta milhares de pessoas a descer a Avenida da Liberdade. Vasco Lourenço, um dos capitães de Abril, afirma que "em termos de planeamento não havia condições para organizar a iniciativa".
Sem descer as ruas e, principalmente, sem sair de casa, o objetivo centra-se agora em que cada português, esteja onde estiver, se junte a uma manifestação sonora pela liberdade e pelos valores de Abril.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
E como o "povo é quem mais ordena", num período marcado por dificuldades, devido à crise pandémica, Vasco Lourenço está confiante que a população vai aderir à iniciativa.
"Uma das maiores componentes do 25 de abril é a solidariedade e a união dos esforços. Neste momento, essa solidariedade é mais necessária do que nunca", refere o capitão da Revolução dos Cravos.

Leia também:
Reação de Costa após Conselho Europeu: "Acordo insuficiente" e discurso "repugnante" da Holanda
