Joker lidera lista de nomeados para os Óscares. Portuguesa falha nomeação

A expectativa de que a curta-metragem portuguesa de animação "Tio Tomás: A Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa, fosse nomeada acabou por ser desfeita com a ausência na lista.

Os nomeados para a 92.ª edição dos Óscares foram revelados esta segunda-feira pelas 13h18 (hora de Lisboa), numa transmissão global em direto da sede da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Los Angeles.

O filme "Joker" lidera as nomeações, com 11 categorias a concurso, entre as quais: melhor filme, melhor realizador, melhor ator principal para Joaquin Phoenix, melhor argumento adaptado ou melhor fotografia.

"O Irlandês", "Era Uma Vez... Em Hollywood" e 1917 têm dez nomeações. Era Uma Vez... Em Hollywood, de Quentin Tarantino, está nomeado para melhor realizador e melhor argumento original, enquanto Leonardo DiCaprio e Brad Pitt também estão nomeados para ator e ator secundário.

O Irlandês, uma grande aposta da Netflix, realizado por Martin Scorsese, tem além do realizador ainda Al Pacino e Joe Pesci nomeados para melhor ator secundário.

Também com dez nomeações, o filme 1917, de Sam Mendes, não tem nenhum nomeado nas interpretações.

A apresentação ficou a cargo dos atores John Cho e Issa Rae e pode ser vista no vídeo abaixo:

Eis os nomeados:

Melhor filme: Ford v Ferrari, O Irlandês, Jojo Rabbit, Joker, Mulherzinhas, Marriage Story, 1917, Era Uma Vez... Em Hollywood​ e Parasitas

Melhor realização: Martin Scorsese, Todd Phillips, Sam Mendes, Quentin Tarantino e Bong Joon Ho

Melhor ator principal: Antonio Banderas, Leonardo DiCaprio, Adam Driver, Joaquin Phoenix e Jonathan Pryce

Melhor atriz principal: Cynthia Erivo, Scarlett Johansson, Saoirse Ronan, Charlize Theron e Renée Zellweger

Melhor ator secundário: Tom Hanks, Anthony Hopkins, Al Pacino, Joe Pesci e Brad Pitt

Melhor atriz secundária: Kathy Bates (Richard Jewel), Laura Dern (Marriage Story), Scarlett Johansson (Jojo Rabbit), Florence Pugh (Mulherzinhas) e Margot Robbie (Bombshell: O Escândalo)

Melhor argumento original: Knives Out: Todos São Suspeitos, Marriage Story, 1917, Era Uma Vez... Em Hollywood​ e Parasitas

Melhor argumento adaptado: O Irlandês, Jojo Rabbit, Joker, Mulherzinhas e Os Dois Papas

Melhor fotografia: O Irlandês, Joker, O Farol, 1917 e Era Uma Vez... Em Hollywood

Melhor documentário: American Factory, The Cave, The Edge of Democracy, For Sama e Honeyland

Melhor filme de animação: How To Train Your Dragon: The Hidden World, I Lost My Body, Klaus, Missing Link e Toy Story 4

Melhor filme internacional: Corpus Christi, Honeyland, Les Misérables, Pain and Glory e Parasitas

Melhor curta de animação: Dcera, Hair Love, Kitbull, Memorable e Sister

Melhor curta de ação: Brotherhood, Nefta Football Club, The Neighbor's Window, Saria e A Sister

Melhor curta documental: In The Absence, Learning to Skateboard i a Warzone (if you're a girl), Life Overtakes Me, St. Louis Superman e Walk Run Cha-Cha

Melhor guarda-roupa: O Irlandês, Jojo Rabbit, Joker, Mulherzinhas e Era Uma Vez... Em Hollywood

Melhor mistura de som: Ad Astra, Ford v Ferrari, Joker, 1917 e Era Uma Vez... Em Hollywood.​​​​​​

Melhor edição de som: Ford v Ferrari, Joker, 1917, Era Uma Vez... Em Hollywood​ e Guerra das Estrelas: A Ascensão de Skywalker.​

Melhor banda sonora: Joker, Mulherzinhas, Marriage Story, 1917 e Guerra das Estrelas: A Ascensão de Skywalker.​

Melhor design de produção: O Irlandês, Jojo Rabbit, 1917, Era Uma Vez... Em Hollywood​ e Parasitas

Melhor edição: Ford v Ferrari, The Irishman, Jojo Rabbit, Joker e Parasitas

Melhores efeitos visuais: Avengers: Endgame, O Irlandês, O Rei Leão, 1917 e Guerra das Estrelas: A Ascensão de Skywalker.​

Melhor maquilhagem e cabelereiro: Bombshell: O Escândalo, Joker, Judy, Maleficent: Mistress of Evil e 1917

Melhor música original: "I Can't Let You Throw Yourself Away", "Love Me Again", "I'm Standing With You", "Into The Unknown" e "Stand Up"

Os Óscares honorários da 92.ª edição foram entregues a 27 de outubro de 2019 aos realizadores David Lynch e Lina Wertmüller, e ao ator Wes Studi. O Prémio Humanitário Jean Hersholt distinguiu a atriz Geena Davis.

A cerimónia dos Óscares está marcada para 9 de fevereiro, mais cedo do que é habitual e, tal como no ano passado, não haverá um anfitrião. A cerimónia terá transmissão exclusiva em Portugal nos canais FOX e FOX Movies, em direto. Na FOX, a cerimónia será transmitida com comentários em português, enquanto na FOX Movies será possível assistir à cerimónia na versão original.

Pela primeira vez em 92 anos, Portugal podia ter tido um filme nomeado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. "Tio Tomás: A Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa, que tinha chegado à "short-list" de dez candidatos, mas a nomeação acabou por não chegar.

Regina Pessoa, membro da Academia desde 2018, já esteve nesta "short-list" em 2006 com "História Trágica com Final Feliz", mas não chegou aos cinco nomeados. A curta "Tio Tomás: A Contabilidade dos Dias" foi premiada no Festival Internacional de Animação de Annecy, com o Prémio Especial do Júri e o Prémio para a Melhor Música Original.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de