Festival solidário no Dia da Independência da Ucrânia

Áurea, HMB e Luís Represas já estão confirmados no festival marcado para Oeiras.

A 24 de agosto, exatamente seis meses depois da invasão da Ucrânia por forças russas, comemora-se o Dia da Independência da Ucrânia. Em Oeiras, arranca um festival de música, que pretende demonstrar solidariedade para com o povo ucraniano.

Uma bandeira humana da Ucrânia é o primeiro ato dos quatro dias de festival, que conta com diversos artistas da lusofonia no cartaz. Estão já confirmados os nomes de Áurea, HMB, Luís Represas, Matias Damásio, Martinho da Vila, Cláudia Leitte e Paula Toller. Anna Trincher, Kola, Dzidzio, Oleksandr Ponomariov e Iryna Fedyshyn, artistas ucranianos, fazem igualmente parte do cartaz para os quatro dias.

Os ucranianos constituem, nesta altura, a segunda maior comunidade estrangeira residente em Portugal, com 44.074 imigrantes documentados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em 2012, sendo apenas inferior à comunidade brasileira.

O Festival Connect é um evento solidário que tem como objetivo a manutenção do apoio humanitário à população ucraniana, e é uma organização da UA.PT., uma associação de ucranianos e portugueses, criada em fevereiro passado, como resposta à crise humanitária provocada pela invasão russa.

A UA.PT. realiza voos humanitários de transporte de bens essenciais de Portugal para a Ucrânia e de evacuação de refugiados ucranianos para Portugal. Esta organização também assegura apoio aos refugiados depois de chegarem a Portugal, nomeadamente na procura de casa, emprego, suporte psicológico, médico, económico-jurídico e integração social.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de