- Comentar
A curta-metragem de animação "Ice Merchants", de João Gonzalez, está nomeada para os Óscares, o que é inédito para o cinema português, segundo a lista esta terça-feira anunciada.
Relacionados
Casa da Animação espera que nomeação aos Óscares traga mais atenção ao setor em Portugal
Revelados todos os nomeados para os Óscares 2023. Veja aqui a lista
Cinema português de animação faz esta 4.ª feira cem anos e é lembrado no Porto
Pela primeira vez, há um filme de produção portuguesa a integrar os nomeados para os Óscares, com "Ice Merchants", candidato ao prémio de melhor curta-metragem de animação. "É uma felicidade enorme", admitiu o realizador João Gonzalez, em declarações à TSF.
"É uma felicidade enorme"
Sem revelar grandes detalhes, João Gonzalez conta que o filme é "sobre um pai e um filho que moram numa casa presa a um precipício e sobrevivem a vender gelo, que produzem nas alturas". A ideia surgiu no âmbito do projeto de final de licenciatura e avançou quando se decidiu juntar à produtora Cola Animation.
Conheça mais detalhes sobre o filme
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
João Gonçalez reconhece o talento cinematográfico que há em Portugal, destacando nomes como Regina Pessoa, e lembra que "a categoria e qualidade dos filmes não são ditadas por festivais".
"Os Óscares têm essa questão de ser algo um bocadinho mais mediático, que as pessoas reconhecem, mas o cinema, em Portugal, já se faz com um nível elevadíssimo há muitos anos", afirma.
Ouça aqui o reconhecimento de João Gonçalez do cinema português
Além de "Ice Merchants", na corrida a uma nomeação estavam também "O homem do lixo", de Laura Gonçalves, na categoria de melhor curta de animação, e "O lobo solitário", de Filipe Melo, para o Óscar de melhor curta-metragem, em imagem real.
"Ice Merchants" é o terceiro filme de João Gonzalez, tem produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido.
O filme, sem diálogos, tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício. A partir daí, o realizador desenvolveu a história de um pai e um filho, que produzem gelo na casa inóspita onde vivem, e de onde saltam todos os dias de paraquedas para o vender na aldeia, no sopé da montanha.
João Gonzalez assina a realização e a banda sonora do filme e divide a animação, em 2D, com a polaca Ala Nunu.
Antes de chegar às nomeações dos Óscares, "Ice Merchants" teve uma estreia premiada em 2022 na Semana da Crítica no Festival de Cinema de Cannes, em França.
De acordo com a Agência da Curta-Metragem, o filme de João Gonzalez já passou por mais de uma centena de festivais de cinema, obteve 44 prémios e foi visto por 8.425 espectadores.
A cerimónia da 95.ª edição dos Óscares está marcada para 12 de março.