José Cid distinguido com Grammy Latino. "É a vitória do pop rock português"

O músico português, que soma mais de 60 anos de carreira, foi agraciado pelo prémio "por excelência musical".

O músico português José Cid foi agraciado com o Grammy Latino, "por excelência musical", foi anunciado esta quinta-feira.

O Prémio à Excelência Musical é concedido a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excecional para a música latina.

"José Cid adaptou sem esforço a influência da música popular anglo ao estilo original do pop-rock português", lê-se na nota da Academia Latina.

A Academia deixa vários elogios ao músico que está no ativo desde 1956.

"É a vitória do pop rock português"

Em declarações à TSF, José Cid mostra-se "muito contente" com a atribuição deste Grammy Latino. "Sabia há três meses mas não podia declarar, se não era desclassificado. É uma vitória para o pop rock português que é tão bom, mas que é tão difícil sair das nossas fronteiras, porque nem Espanha nem Brasil querem saber de nós. Somos um país muito pequeno, que tem um mercado muito pequeno. E por mais talentosos que existam em Portugal, e existem, este prémio acaba por ser atribuído a mais 15 colegas meus, que merecem também este prémio", disse o músico.

José Cid explicou ainda que um dos seus grandes sucessos foi o "Quarteto 1111".

"Na Europa Continental, a banda mais importante do final dos anos 1960 e princípio dos anos de 1970, por ter sido tão silenciada, perseguida, criativa e completamente underground, tão à frente da sua geração, era o Quarteto 1111, a nossa obra está lá", recorda.

"Prémio mais que merecido"

A Ministra da Cultura felicita José Cid por um prémio "mais que merecido". "Desde que sou pequena que me recordo de ouvir José Cid. Lembro-me perfeitamente das participações e vitórias no Festival da Canção de José Cid", disse.

"José Cid tem um percurso de mais de 50 anos de música, o percurso faz parte do nosso cancioneiro nacional de Pop, as suas canções atravessam gerações. Por isso, o reconhecimento internacional desta longa carreira que marcou o panorama musical português é um motivo de orgulho para Portugal", sublinha à TSF Graça Fonseca.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de