"Onde Está Você, João Gilberto?", uma busca apaixonada pelo génio brasileiro

Um dia depois da morte de João Gilberto, a TSF conversou com Georges Gachot. O cineasta francês apresentou, em 2018, o documentário "Onde Está Você, João Gilberto?", onde andou em busca do ícone da música brasileira.

Triste com a notícia de sábado, Georges Gachot confessa que "perder João Gilberto é uma coisa que me emociona muito e é uma grande perda para mim. Perder um criador que tem uma influência tão grande na cultura brasileira e no mundo inteiro, na verdade. É uma imensa perda".

Questionado sobre o que aprendeu na sua busca pelo cantor e compositor, Georges Gachot diz que "é como um espelho da vida, tentar se aproximar de uma coisa, um sonho que você tem, mas é difícil. João Gilberto é a mesma coisa. Ele tentou a vida inteira aproximar-se da perfeição, tocar violão, cantar as palavras maravilhosas do Vinicius de Moraes e Tom Jobim".

Uma busca pela perfeição que João Gilberto procurou até ao fim, ao "continuar a trabalhar, a melhorar a interpretação dele das canções que ele gostava tanto".

Georges Gachot é um apaixonado pela música brasileira, em geral, e João Gilberto, em particular. Ao longo dos anos, já assinou vários documentários sobre o tema, como "Maria Bethânia: Música é Perfume" (2005), "Rio Sonata: Nana Caymmi" (2010) ou "O Samba" (2014).

"Sou cineasta e fiz muitos filmes sobre a música brasileira e todo o tempo eu tentava encontrar João Gilberto. O meu último filme é uma história de tentar encontrar uma coisa que você nunca pode encontrar", diz Georges Gachot sobre o documentário em que, com a ajuda de familiares, antigos amigos e conhecidos do músico brasileiro, o realizador tenta desvendar o seu mistério e encontrá-lo para fazer um pedido.

O documentário de Georges Gachot foi inspirado pelo livro "Ho-ba-la-lá - À Procura de João Gilberto", do escritor Marc Fischer. O realizador refaz o percurso do escritor e jornalista alemão (1970 - 2011) na busca pelo pai da Bossa Nova.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de