- Comentar
O bailarino português Marcelino Sambé foi promovido a bailarino principal da Royal Ballet. O anúncio foi feito pelo diretor da companhia londrina, Kevin O'Hare, que enalteceu o grande contributo que o bailarino tem dado desde que entrou para a escola da companhia de bailado em 2012, a Royal Ballet School.
Eu sei que todos ficarão encantados com a notícia.
"Ele teve um ano fantástico com algumas estreias notáveis, incluindo um deslumbrante Basílio, no 'Dom Quixote', de Carlos Acosta, e um sincero Romeu no 'Romeu e Julieta' de Kenneth MacMillan", sublinhou Kevin O'Hare.
O diretor da companhia realçou ainda "a personalidade mais maravilhosa que o valoriza tanto para o público quanto para os membros da companhia".
"Eu sei que todos ficarão encantados com a notícia", garantiu
Kevin O'Hare.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Marcelino Sambé, bailarino muito premiado, nasceu em Lisboa e juntou-se ao The Royal Ballet em 2012, na The Royal Ballet Upper School.
Filho de pai guineense e mãe portuguesa, Marcelino Sambé nasceu em Lisboa em 1994 e começou a dançar aos quatro anos. Aos dez ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional, num percurso que tem sido amplamente premiado, sobretudo em competições em palcos internacionais.
Em 2012, Marcelino Sambé ingressou na companhia Royal Ballet, em Londres, depois de ter passado pela escola de dança desta estrutura cultural britânica. Nesse ano foi considerado pela Youth Dance England um dos coreógrafos emergentes do Reino Unido.
Em 2017 recebeu o prémio de excelência de atuação clássica nos Prémios Nacionais de Dança do Reino Unido pela interpretação em "La fille mal gardée".
Em 2018 era já primeiro bailarino da companhia, tendo agora ascendido a bailarino principal.
Nesse ano, a revista Forbes incluiu Marcelino Sambé entre os mais destacados "30 jovens europeus com menos de 30 anos".
*com Lusa