- Comentar
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou esta segunda-feira o ator, dramaturgo e encenador português Tiago Rodrigues por ter sido escolhido para diretor do Festival d'Avignon, em França.
"Felicito o encenador, dramaturgo e ator Tiago Rodrigues pela nomeação como diretor do Festival de Avignon, fundado por Jean Vilar em 1947", afirma o chefe de Estado, numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.
Nesta mensagem de felicitações, realça-se que Tiago Rodrigues, atual diretor do Teatro Nacional D. Maria II, venceu a penúltima edição do Prémio Pessoa e "tem sido nos últimos anos um dos nomes mais celebrados do teatro português e europeu".

Leia também:
Ministra francesa diz que Tiago Rodrigues foi escolha "natural" para dirigir Festival d'Avignon
"Convidado para encenar Saramago na Royal Shakespeare Company, está hoje em Avignon com 'O Cerejal', de Tchékhov, com Isabelle Huppert, espetáculo de abertura oficial da 75.ª edição do Festival", refere-se ainda na mesma nota.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Tiago Rodrigues foi nomeado o próximo diretor do Festival d'Avignon, funções que assumirá a partir de 01 de setembro de 2022 por um período de quatro anos, renovável uma vez, sucedendo a Olivier Py.
A estreia da mais recente peça de Tiago Rodrigues marca hoje o arranque da 75.ª edição do Festival d'Avignon nesta localidade francesa.
Em 1946, o Festival d'Avignon começou por ser uma mostra de artes plásticas organizada por René Char, Christian Zervos e Yvonne Zervos, à qual se juntou Jean Vilar, ator e encenador, com três peças de teatro.
A primeira presença de Tiago Rodrigues no Festival d'Avignon aconteceu em 2015, onde apresentou a peça "António e Cleópatra", tendo voltado nos anos seguintes com diferentes trabalhos.