- Comentar
(IM)MATERIALITY, é uma reflexão para ver em vários materiais e muito processos, e várias maneiras de apresentar, desde a pintura, a fotografia, escultura, desenho, missangas, textil, instalação, de cerca de 35 artistas de Portugal, mas também Angola, Moçambique, África do Sul, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Burkina Faso, Namíbia, Holanda, Alemanha e Brasil. Material e imaterialidade, uma das curadoras da exposição, Graça Rodrigues, aponta essa direcção de pensamento, que está desde logo espelhado no titulo da exposição Im Materiality.
A dimensão do ser humano está aqui repartida em três grandes secções: O Corpo e a Terra, Plasmic e Plastikós, entre a materialidade e a imaterialidade e a terceira O Espírito e o Céu.
Secção 1 - O Corpo e a Terra
Ligado aquilo que marca o fisico do que é o Corpo, traz todas as noções de substancialidade, presença e tangibilidade, evocando as dimensões material, espacial e visível dos seres vivos, incluindo humanos, animais, plantas e árvores.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Secção 2 - Plasmic e Plastikós, entre a materialidade e a imaterialidade.
A antiga noção grega Plastikós, é relativo aquilo que é a ação humana, modelar barro ou cera, talhar pedra, madeira ou ossos. As artes plásticas dão lugar às técnicas ou às propriedades formais, espaciais, cromáticas e a tudo que é possível fazer com a matéria.
Secção 3 - O Espírito e o Céu
pôr em causa a imaterialidade, "O Espírito e o Céu" centra-se na intangibilidade e no que é dado como invisível ou como não-físico e não-corpóreo. Assim, a imaterialidade pode referir-se à luz e ao vazio ou ser associada à respiração, espiritualidade, religiões, mitologia ou misticismo. línguas, símbolos e narrativas orais, música, danças, máscaras, e cerimónias rituais.
A imaterialidade e a materialidade, num reflexão em voz alta em vários materiais, de vários lugares, com muito olhares.
(IM)MATERIALITY, exposição coletiva internacional, no Centro de Artes de Águeda Ainda até 15 de janeiro de 2023.