- Comentar
"O Porto é Lindo - Roteiros Turísticos +65." É este o projeto que permite, durante todo o ano, que os seniores do Porto possam ocupar o tempo livre a conhecer o património da cidade, desde igrejas, cinemas, ao edifício da câmara municipal ou museus.
À TSF, o vereador da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, afirma que o objetivo é "proporcionar às pessoas seniores da cidade uma ocupação do seu tempo livre com qualidade, utilizando património móvel, imóvel, cultural e sacro como ferramenta de enriquecimento cultural, de socialização e valorização dos seus tempos livres".
O projeto conta com um vasto programa que inclui mais de 20 roteiros, com vários espaços interiores e exteriores ao dispor dos mais velhos.
Fernando Paulo sublinha que se deve contribuir cada vez mais para o envelhecimento ativo, através de iniciativas úteis e criativas para a ocupação do tempo livre dos seniores.
"É preciso mostrar que a vida em qualquer momento da sua fase pode ser prazerosa e pode ser vivida com entusiasmo, motivação, com sonhos, mas com uma cidadania que é parte integrante desta cidade, e que tem de ser uma cidade feliz para todos os cidadãos", considera o mesmo responsável.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A jornalista Rute Fonseca falou com Fernando Paulo sobre a iniciativa "O Porto é Lindo - Roteiros Turísticos +65"
O vereador da Coesão Social da autarquia portuense explica também que o programa prolonga-se todo o ano e os roteiros são pensados em função das condições climatéricas. A partir da primavera até ao outono são agendadas visitas aos espaços e ao património natural. Por outro lado, no inverno a aposta é nos espaços cobertos, como museus, arquivos, igrejas, entre outros.
Neste mês de março, o projeto esteve dedicado à visita do renovado cinema Batalha. Nesta quarta-feira, "O Porto é Lindo" volta ao cinema, numa viagem pelas memórias através da recordação das matinés e dos salões de chá.
Esta iniciativa é gratuita e realiza-se todo o ano. Podem participar neste projeto todos os que têm mais de 65 anos e estão em Instituições Particulares de Solidariedade Social da cidade. Na última semana de cada mês, podem juntar-se ao programa todos os idosos que residam no Porto.