Um requiem para festejar um aniversário

O Remix Ensemble, uma das orquestras residentes da Casa da Música, celebra 20 anos, com uma obra inédita. O maestro residente tem vontade de continuar uma história de sucesso.

A festa de aniversário do Remix Ensemble tem uma obra curiosa.

A mais prestigiada das orquestras residentes da Casa da Música do Porto celebra 20 anos de vida, num concerto a que chama Remix Vintage, e onde estreia uma obra inédita encomendada especificamente para este aniversário.

A obra é um requiem, ou seja, uma missa fúnebre, composta por Francesco Filidei, que já tinha estreado na Casa da Música, a bem sucedida ópera "Giordano Bruno".

O maestro alemão Peter Rundel, que há quinze anos dirige o Remix Ensemble, explica que pode parecer estranho, ter uma peça sobre um tema tão sério, para uma festa de aniversário.

A encomenda foi feita porque Filidei já tinha trabalhado com a Casa da Música, e a estreia até estava prevista para a última primavera.

Veio a pandemia, e adiou tudo para outubro.

Peter Rundel diz que um requiem neste tempo com muitas mortes, até ganha outro valor.

O programa inclui ainda uma peça para instrumentos eletrónicos ("Joy", de Magnus Lindberg), e uma composição para piano e ensemble ("L'Origine du Monde", de Hugues Dufourt).

O Remix Ensemble será dirigido por Peter Rundel, pelo pianista Pierre-Laurent Aimard e pelo Coro da Casa da Música.

Uma história de sucesso

Nos vinte anos de história do Remix Ensemble, há muitas razões para celebrar.

15 discos editados, muitas obras estreadas, e muitas presenças em algumas das maiores salas de concertos do mundo.

António Jorge Pacheco define a missão desta orquestra: divulgar obras de autores contemporâneos, sem limitações de estilo, e mostrar essa música ao Porto, à região, ao país, e aos sítios por onde viaja.

Já o maestro Peter Rundel, conta na TSF que continua a sentir-se bem no Remix Ensemble, e 15 anos depois, sente que tem ainda muito para fazer, e olha para a frente com vontade de continuar.

Veja aqui um excerto dos ensaios do "Requiem" de Francesco Filidei, com o Remix Ensemble e o coro da Casa da Música:

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de