Violência, Contra as Mulheres, em ópera, Lugar Comum.

Lugar Comum é uma ópera sobre a Violencia contra a Mulher, no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, em estreia no Rivoli, no Porto.

A violência é tantas vezes gratuita, como vai ser a entrada no Rivoli, para as duas recitas da ópera Lugar Comum, para que todos possam ir. Uma ópera que juntou a Misericórdia do Porto, o quarteto Contratempus e o Teatro Municipal Rivoli, com encenação de António Durães.

foi um longo trabalho de muita gente, da área social da Misericórdia do Porto, artistas e tantas outras pessoas que sofrem na pele, todos os dias, esta forma violenta de viver.

Depois de todo este processo era preciso criar um espetáculo e António Durâes chama-lhe um Requiem, com um caso, que junta no fundo todos os casos de violência.

Uma mulher, que é no corpo todas as mulheres que sofrem de violência, dança, não fala, mas mostra o que todas podem sentir.

Olhamos em silêncio e ouvimos um requiem, que é este espetáculo Lugar Comum, cúmplices de tantos casos. Sem querer resolver nada António Durães espera que pelo menos a coincidência de cada um dos espetadores, possa ser uma outra, menos violenta.

Libreto Mário João Alves

Composição Sofia Sousa Rocha

Encenação António Durães

Assistência de Encenação Tatiana Rocha

Direção Musical Constança Simas

Apoio ao Movimento Leonor Keil

Interpretação Teresa Nunes (soprano), Miguel Leitão (tenor), Crispim Luz (clarinete), Masnuela Ferrão (violoncelo), Carolina Leite Freitas (violoncelo), Sérgio de A (piano) e Leonor Keil

Coro Ana Rosa, Beatriz Ramos, Natali Gonçalves e Teresa Queirós

Mapeamento e Criação Multimédia Hugo Mesquita

Desenho e Operação de Luz Mariana Figueroa

Desenho e Operação de Som José Afonso Monteiro

Figurinos e Cenografia Cláudia Ribeiro

Assistentes de Figurinos e Cenografia Joana Castanheiro e Maria Cavaggioni

Maquilhagem Cristina Araújo

Produção Tatiana Rocha

Fotografia Pedro Sardinha

Teasers e Registo Vídeo Miguel F Apoio às Residências Teatro Municipal da Guarda, Munícipio dePonte de Sor, CRL-Central Eletríca

Coprodução Teatro Municipal do Porto - Rivoli

Promotor Misericórdia do Porto

Hoje e amanhã, sexta feira, 25 de novembro e 26 de novembro, Lugar Comum, ópera no Rivoli para relembrar o dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de