- Comentar
A violoncelista e pedagoga Madalena Sá e Costa morreu durante a madrugada desta segunda-feira, aos 106 anos, vítima de uma infeção pulmonar, disse esta segunda-feira à Lusa a filha da artista.
Relacionados
Marcelo assina decreto de luto nacional para esta terça-feira em homenagem a Eunice Muñoz
Segundo Helena Araújo, filha da violoncelista, Madalena Sá e Costa foi diagnosticada há poucos dias com uma infeção pulmonar e "morreu serenamente", em casa, durante a madrugada desta segunda-feira.
O funeral acontece na terça-feira, às 15h00, na Igreja de Cedofeita, no Porto, e o corpo será sepultado no Cemitério de Agramonte, ao lado da irmã, a pianista Helena Sá e Costa (1913-2006).
Nascida no Porto em 20 de novembro de 1915, Madalena Sá e Costa estreou-se aos 19 anos no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. Foi professora no Conservatório de Música do Porto e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, onde formou dezenas de gerações de músicos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ao longo de uma carreira em que trabalhou com maestros como Pedro de Freitas Branco ou Frederico de Freitas, Madalena Sá e Costa recebeu, entre outros, os prémios Orpheon Portuense (1939), Emissora Nacional (1943), Morrisson, da Fundação Harriet Cohen (1958), Guilhermina Suggia/Secretariado Nacional de Informação (SNI), em 1966.
Casa da Música lembra "exemplo raro de serviço e amor à música"
A violoncelista Madalena Sá e Costa foi "um exemplo raro de dedicação, serviço e amor à música", declarou a Casa da Música.
"Foi uma figura assídua nos concertos e recitais da Casa da Música, projeto que sempre acarinhou", afirmou, em comunicado a instituição portuense, recordando que Madalena Sá e Costa fez parte do júri do Prémio Internacional Suggia e foi homenageada publicamente no âmbito de um dos concertos da Orquestra Sinfónica do Porto/Casa da Música no Festival Suggia.
"Foi com profundo pesar que a Casa da Música recebeu a notícia do falecimento da insigne violoncelista Madalena Sá e Costa", lê-se no mesmo comunicado que referencia a sua "atividade marcante na cidade Invicta através da ação do Orpheon Portuense".
Notícia atualizada às 14h25