Dossier da RTP passou para mãos do primeiro-ministro

O processo de privatização da RTP tem estado envolto em polémica. Miguel Relvas, que tutela esta pasta, tinha dado o final do ano como prazo para resolver o processo de privatização. Esta manhã, há noticias de que o dossier passou para as mãos de Passos Coelho.

Para evitar mais problemas - e porque quer o assunto encerrado em Janeiro - o primeiro-ministro assume as rédeas do processo de privatização da RTP e concentra-se nas negociações com o CDS.

O Correio da Manhã conta que Passos e Portas já tiveram duas conversas sobre o assunto (na presença do ministro da tutela, Miguel Relvas), mas o jornal garante que falta a conversa conclusiva, aquela em que se há-de decidir o futuro da televisão pública.

Ora, o Expresso, avança que essa reunião deverá acontecer na próxima semana porque o chefe de governo não quer arrastar mais o processo.

Em cima da mesa continuam várias possibilidades: privatizar, concessionar, vender ou não um canal, mas é sabido que a última proposta de Relvas não agradou aos parceiros de coligação: o ministro quer privatizar 49% da RTP (entregando ao comprador a gestão da empresa e o cumprimento do serviço público, com um acordo) e os centristas insistem num modelo híbrido. Para Portas, o ideal é que a RTP seja reestruturada, mas continue na esfera pública.

Resta saber como - e quando - se entendem os parceiros de coligação. O Expresso adianta que, se o desfecho da dita reunião desta semana for positivo, o assunto pode ir a Conselho de Ministros já no dia 10.

Internamente terá sido essa a data anunciada pelo presidente da RTP embora o gabinete do ministro Miguel Relvas insista que não há uma data fechada nem um timing para a conclusão do processo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de