Já não pode jantar este sábado sem teste ou certificado nos concelhos de maior risco

Associação de restaurantes admite que muitos clientes não perceberam a medida e anteciparam entrada em vigor, cancelando jantares e almoços.

A obrigação de fazer um teste ou apresentar o certificado digital da vacinação num restaurante de um concelho de risco elevado e muito elevado só entra em vigor este sábado a partir das 15h30, mas mesmo assim os clientes já avançaram com milhares de cancelamentos para os jantares desta sexta-feira e almoços de sábado.

A data e hora da entrada em vigor da medida foi referida pela ministra Mariana Vieira da Silva depois do Conselho de Ministros de quinta-feira e confirmada esta sexta-feira em Diário da República, mas o pormenor passou despercebido a grande parte dos habituais clientes, como explica à TSF o presidente da Associação Nacional de Restaurantes (PRO.VAR).

Daniel Serra diz que está instalada uma verdadeira confusão no setor com uma medida que já começou a afastar os clientes quer antes quer depois de entrar em vigor: "Muitos cancelaram reservas e muitos empresários vão fechar portas ao fim de semana porque não sabem o que vai acontecer. Preferem jogar pelo seguro."

"Gerou-se a confusão total e muitos anteciparam a entrada em vigor da regras, antecipando os cancelamentos", detalha o representante dos restaurantes, que acrescenta que esses cancelamentos sentem-se, igualmente, nos concelhos para lá dos 60 em risco elevado ou muito elevado de contágio onde esse teste ou certificado de vacinação é, de facto, exigido.

A Associação Nacional de Restaurantes defende que as medidas anunciadas pelo Governo para os restaurantes devem ser suspensas para esclarecer as muitas dúvidas, inclusive legais e logísticas, que ainda existem.

LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de