- Comentar
Romão Lavadinho, presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, considera "uma ótima notícia para os inquilinos" o congelamento das rendas mais antigas.
Relacionados
Rendas antigas ficam congeladas de forma definitiva, mas senhorios serão compensados
"Brincadeira de mau gosto." Compensações aos senhorios é uma "habilidade"
Decisão de congelar rendas antigas não agrada à direita nem impressiona a esquerda
A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, revelou esta quinta-feira que os contratos antigos vão ficar, de forma definitiva, fora do atual regime de arrendamento, para proteger os inquilinos, a maioria idosos.
A medida, que faz parte do pacote legislativo Mais Habitação, inclui, como contrapartida, uma compensação a ser paga aos senhorios pela não atualização das rendas cuja forma de cálculo ainda está a ser estudada.
Em declarações à TSF, Romão Lavadinho destaca a concretização de uma medida que os inquilinos têm vindo a pedir "ao longo do tempo".
"Esses contratos deviam manter-se como estão, podendo ser aumentados anualmente em função da inflação, como tem sucedido ao longo dos anos, desde 1985 (...) a questão fundamental é não poder ser alterado o contrato até as pessoas vivem."
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Romão Lavadinho destaca "uma ótima notícia para os inquilinos"
Além disso, nota, "se o Estado vai suportar alguns custos, acho também bem, porque os proprietários vão ser também beneficiados com essa situação".