- Comentar
A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este sábado fonte municipal.
"A empresa transmitiu à Câmara Municipal de Estarreja a difícil decisão de suspender o investimento", informa a autarquia, na sua página na Internet.
De acordo com o que foi transmitido pelo grupo britânico, a suspensão deve-se a uma reavaliação das opções, face à crise provocada pela pandemia da Covid-19".
À TSF, o autarca Diamantino Sabina explica que havia uma "expectativa de que o investimento iria ser feito" numa fábrica que permitiria "a construção da totalidade de uma viatura".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"A Covid-19 veio colher mais uma vítima, neste caso uma unidade fabril"
"A Covid-19 veio colher mais uma vítima, neste caso uma unidade fabril", lamenta o presidente da câmara, lembrando que o mercado automóvel espera uma recessão de "20 a 30% até no fabrico de automóveis novos", pelo que a INEOS entendeu "não correr o risco de avançar, para já, com a unidade fabril".
Para já a porta não fica fechada, mas um futuro investimento dependerá sempre do "comportamento do mercado automóvel", que terá de mostrar "sinais de uma franca recuperação".
Diamantino Sabina diz que "não há nada a fazer" por parte do município.
A decisão é "unilateral", nota Diamantino Sabino, pelo que da parte do município "não há nada a fazer".
De acordo com a comunicação à Câmara, a decisão "nada teve a ver com uma mudança da visão de Estarreja como local de produção", sendo a principal razão a perspetiva de redução de vendas no setor automóvel.
A INEOS aponta que foi forçada a rever o investimento previsto, face "à mudança de paradigma, devido à diminuição da produção regular dos fabricantes de automóveis na Europa".
O CEO da Ineos Automotive, Dirk Heilmann, justificou que "o novo cenário permitirá à INEOS produzir o Grenadier numa unidade industrial já em funcionamento".
Irá assim "usufruir da força de trabalho com histórico de construção na área automóvel e da capacidade técnica instalada, que possibilita a fabricação de outro produto".
O recurso a uma das fábricas do grupo já existentes, na ótica do administrador, "anula os riscos inerentes à construção e arranque de uma nova unidade fabril".
O grupo inglês INEOS Automotive anunciou em janeiro que iria fabricar um novo veículo 4x4, o "Grenadier", cujo chassi e carroçaria seriam produzidos em Estarreja, num investimento de 300 milhões de euros.
A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 526 mil mortos e infetou mais de 11 milhões de pessoas, em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.598 pessoas das 43.156 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, hoje divulgado.