CTG vende até 100 milhões de ações da EDP

Na sessão desta quinta-feira da bolsa, as ações da EDP subiram 0,45% para 5,39 euros.

A China Three Gorges (CTG) comunicou hoje que "concluiu com sucesso" a venda de 100 milhões de ações representativas de 2,52% do capital da EDP, o que lhe permitiu um encaixe de cerca de 534 milhões de euros.

O valor total da operação, destinada a investidores institucionais, atingiu aproximadamente 534 milhões de euros, "correspondente a um preço de 5,34 euros por ação", indica um comunicado da EDP enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na sessão de hoje da bolsa de Lisboa, as ações da EDP subiram 0,45% para 5,39 euros.

A liquidação da colocação vai ocorrer no próximo dia 19 de janeiro e após esta operação a companhia chinesa vai manter 754.740.000 ações da elétrica, sujeitas a um 'lock-up' de 120 dias.

O BNP Paribas e o Credit Suisse atuaram como 'joint bookrunners', refere o comunicado.

De acordo com a informação enviada à CMVM, esta operação vai complementar "outros ajustes" da posição da CTG na EDP nos últimos 12 meses, onde se inclui a venda de uma participação de 1,8% do capital social da elétrica, através de um processo de 'accelerated bookbuild' em fevereiro de 2020, bem como a subscrição do aumento de capital em agosto de 2020.

"Na sequência desta transação, a participação da CTG no capital social da EDP será de 19%, continuando a apoiar a parceria estratégica estabelecida (...) há mais de nove anos e que é um pilar fundamental da estratégia internacional da CTG", segundo o documento enviado à CMVM.

A CTG reitera o seu total compromisso com esta parceria estável e duradoura, bem como com a renovada equipa de gestão da EDP e a sua estratégia focada na transição energética e na liderança nas energias renováveis a nível global", acrescenta o texto.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de