EDP: 11 milhões de euros para limpezas nas florestas

A EDP Distribuição anunciou esta quinta-feira a intenção de reforçar em 33% o investimento em ações nas "nas zonas de proteção e nas faixas gestão de combustível junto às linhas de distribuição de eletricidade".

De acordo com um comunicado a empresa de distribuição de energia revela que dos 11 milhões de euros, previstos para este ano (2019) " 8,8 milhões de euros estão relacionados com a gestão e limpeza da vegetação em torno das linhas de eletricidade e 2,2 milhões de euros em inspeções".

Entre as ações de inspeção estão a realização de mil horas de voo de helicóptero com tecnologia (termográfica) para detetarem pontos quentes nos 28 mil quilómetros de linhas aéreas existentes em espaços florestais.

De acordo com a EDP Distribuição este investimento de 11 milhões de euros tem o "intuito de garantir a melhoria da qualidade de serviço e a segurança das populações e das redes elétricas".

A empresa justifica o reforço do investimento face a 2018 (cerca de 33%) com o "aumento do número de Planos Municipais de Defesa de Floresta Contra Incêndios aprovados e revistos, a par da subida dos preços destes serviços desde os incêndios de 2017".

A EDP Distribuição sublinha que, nos últimos 10 anos, "já investiu um total de 72 milhões de euros na segurança das infraestruturas, com impacto direto na defesa e proteção do património florestal".

A EDP Distribuição tem sido apontada nos últimos anos como a responsável pelas ignições dos grandes incêndios em Portugal. Os relatórios sobre o que aconteceu em Pedrógão Grande (junho de 2017), Lousã (outubro de 2017), Monchique (agosto 2018), apontam as linhas da EDP como responsáveis pelo arranque dos fogos, devido à presença de combustível (árvores e matos) junto das linhas elétricas.

A EDP sempre negou esta versão e o presidente da empresa, António Mexia, lembrava (em abril de 2018) que "nós limpamos mais de 7500 Km todos os anos respeitando aquilo que são faixas de 7,5 metros para cada lado e a única coisa que não se pode limpar são as espécies protegidas".

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de