Ensaios da Força Aérea desviam dois aviões comerciais para o Porto

As duas aeronaves tinham como destino Lisboa, mas foram obrigadas a ir para o Porto, tendo já regressado à capital. Em causa, estão as comemorações para os 100 anos da Travessia do Atlântico Sul, com a Força Aérea a realizar testes antes do desfile.

Dois aviões civis foram, esta tarde, obrigados a aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, por causa de ensaios da Força Aérea em Lisboa. A informação foi avançada à TSF por fonte da ANA Aeroportos. As manobras militares serviram para testar o desfile aéreo das comemorações dos 100 anos da Travessia do Atlântico Sul, que realizar-se-á este domingo.

As aeronaves da Força Aérea fizeram a passagem aérea em Lisboa pouco antes do meio-dia, obrigando, deste modo, a que dois aviões comerciais, um da KLM e outro da Lufthansa, a viajarem para o Porto, tendo já regressado ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Fonte da ANA Aeroportos revela que até às 16h da tarde não tinham sido registados quaisquer atrasos, nem estão previstos nenhuns para esta sexta-feira. Pelo contrário pode haver atrasos no domingo, dia do desfile e das comemorações.

Já ao início da tarde, a ANA Aeroportos, em comunicado, tinha adiantado que poderiam ocorrer atrasos esta sexta-feira e no domingo, depois de ter sido informada pela Força Aérea de que iria realizar passagens aéreas. A entidade responsável pelos aeroportos em Portugal aconselhou os passageiros a consultarem "as suas companhias aéreas para mais informações".

As comemorações do centenário da Travessia do Atlântico Sul, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, estão agendadas para domingo de manhã, no Jardim da Torre de Belém, em Lisboa. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar presença. Está previsto às 11h40 um desfile de forças, às 11h53 vão desfilar as aeronaves. Depois, às 12h será descerrada uma placa comemorativa e dez minutos depois, vai ser recriada a expedição de Coutinho e Cabral. Serão largados oito veleiros, com 30 tripulantes que vão fazer o percurso dos navegadores.

As comemorações encerram às 12h15 com o desfile de associações e clubes náuticos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de