Fesap reivindica atualização salarial no Estado de 3,5% em 2020

A Fesap defende também que o valor da primeira posição da tabela remuneratória única passe a ser de 683,13 euros no próximo ano, face aos atuais 635,07 euros.

A Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap) reivindicou esta terça-feira uma atualização de 3,5% para os salários de todos os funcionários públicos em 2020, avisando o Governo que não concorda com aumentos "em linha com a inflação".

Em conferência de imprensa, para apresentação do caderno reivindicativo da Fesap para 2020, o dirigente José Abraão destacou que a Fesap defende também que o valor da primeira posição da tabela remuneratória única passe a ser de 683,13 euros no próximo ano, face aos atuais 635,07 euros.

"Para todos os outros salários e pensões da Caixa Geral de Aposentações, respetivamente, a Fesap reivindica uma atualização de 3,5%, considerando que abaixo deste valor não será iniciada uma trajetória de verdadeira recuperação do poder de compra perdido pelos trabalhadores da Administração Pública ao longo de mais de uma década", disse.

Com o aviso de que "governar é optar", José Abraão, ouvido pela TSF, diz que quer ver corrigidas "as injustiças relativamente ao assistente técnico"."Em 2019, o Governo transformou a quarta posição regulatória em primeira na administração pública, passando para os 635 euros, o que é importante e valorizamos", destaca o dirigente sindical.

"Agora, na mesma lógica, aquilo que a Fesap exige é que a primeira posição remuneratória do assistente operacional seja 683 euros e 17 cêntimos, naturalmente com a necessária correção nas tabelas."

Para José Abraão, o valor de 3,5% está fundamentado no aumento da produtividade, daquilo que foi a inflação e alguma recuperação do poder de compra, e, por isso, "faz todo o sentido".

"Estamos disponíveis para negociar, seja um acordo anual com aumentos garantidos já para 2020, seja um acordo plurianual, que torne mais estável e previsível a política salarial no nosso país", garante o líder da Fesap.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados