Há pensionistas a receber menos do que em 2021

Pensão paga no início da semana já contemplou a atualização de 1%, mas não para todos os reformados.

Há relatos de pensionistas que, na passada segunda-feira, constataram ter recebido uma reforma inferior à que recebiam em 2021. Na terça-feira, uma nota no site da Segurança Social confirmava que o aumento anual já tinha sido pago a 2,3 milhões de pensionistas.

O que aconteceu, e "acontece todos os anos", como explicou o Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, à TSF é que há pensionistas cujo rendimento se enquadra nas margens superiores dos escalões de retenção na fonte. Para estes, o aumento da pensão implicou uma subida de escalão. Na prática, o aumento acabou por ser anulado pela retenção na fonte, que foi superior.

Gabriel Bastos confirmou este cenário, mas garantiu que afeta apenas um universo residual de pensionistas: "São cerca de 1%". Além disso, explicou o governante, se é certo que, mensalmente, estes reformados vão receber menos que o que recebiam no ano passado, a devolução, e o aumento, acabam por ter lugar anualmente, em sede de IRS.

A explicação reside no facto das tabelas de retenção na fonte, ao contrário do que acontece com as taxas de IRS, não terem um caráter progressivo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de