Portugal num cinema longe de si

Estão contratualizados 32 filmes internacionais com paisagens portuguesas. O Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema já se comprometeu com 10 milhões de euros.

No dia em que o Governo entregou ao realizador indiano que descobriu Portugal a medalha de mérito turístico o executivo faz o balanço do Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual. Das 32 produções rodadas ou a rodar em Portugal até ao final do ano, 10 são filmes produzidos pela maior industria cinematográfica do mundo, os indianos de Bollywood.

Com várias candidaturas ainda em análise até ao final do ano, o Fundo de Apoio ao Cinema rodado em Portugal já se comprometeu com 32 produções e de acordo com a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, "estes 32 filmes já representam 10 milhões de euros de incentivo" que é pago mediante apresentação das despesas.

A governante está satisfeita com o nível de procura deste, que considera ser "um dos mecanismos de incentivos mais competitivo da Europa".

"Por um lado, pela capacidade que tem de resposta rápida e, por outro lado, pela capacidade que temos tido de promovê-lo internacionalmente através da recem criada Portugal Film Comission que passou a estar presente nas principais feiras e festivais de cinema e de destinos de filmagens a promover Portugal", defende.

Nesta altura existem várias candidaturas em análise e "até ao final do ano a expectativa que continuemos a ter esta procura porque o que sentimos neste momento é que muitos destes realizadores estão a passar a palavra de Portugal ser um ótimo destino de filmagens".

Ana Mendes Godinho dá o exemplo de "um produtor de Bollywood que veio este mês contactar a Portugal Film Comission porque tinha tido a recomendação de Imtiaz Ali (realizador e produtor indiano hoje homenageado) de que Portugal era um destino fantástico para filmagens por várias razões desde a luz, à diversidade de paisagens, a hospitalidade das pessoas, além das questões da segurança".

Dois dos filmes rodados em Portugal têm estreia na Índia em agosto e outubro e além da notoriedade Portugal passou a ser procurado para casamentos indianos em paisagem idílicas.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de