- Comentar
Uma ponte aérea entre Lisboa e Porto (como fazia a TAP) é incompatível com o desenvolvimento ferroviário nacional. O ministro das Infraestruturas que tutela a TAP acredita que as viagens aéreas não deveriam ter menos de 600 quilómetros e a distância entre Lisboa e Porto pouco passa dos 300.
Na apresentação do Plano Ferroviário Nacional, esta tarde, Pedro Nuno Santos defendeu que a salvação do aeroporto Francisco Sá Carneiro é a ligação de alta velocidade com a cidade galega de Vigo.
"Eu sou muito adepto da ferrovia e quero que a ferrovia se expanda e melhorar o ambiente. Portanto também quero que as viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam da Europa. Custa-me, dada a situação da TAP que os aviões deixem de fazer Lisboa-Porto, mas isso é um sinal de desenvolvimento", começa por dizer Pedro Nuno Santos.
Ouça as explicações de Pedro Nuno Santos
O ministro das Infraestruturas explica que "se olha muitas vezes para a TAP como um instrumento para dinamizar o aeroporto de Sá Carneiro. A principal dinamização do aeroporto de Sá Carneiro será mesmo dada com a ligação de alta velocidade entre o aeroporto Sá Carneiro e Vigo".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Pedro Nuno Santos considera que a ligação ferroviária em 75 minutos entre Lisboa e Porto vai mudar radicalmente a forma como se organiza o trabalho e as empresas em Portugal.

Leia também:
Portugal vai entrar nos carris: vai ter um Plano Ferroviário Nacional

Leia também:
"Ganhamos competitividade." Associação Comercial do Porto prefere comboio rápido em vez do avião entre Lisboa e Porto