- Comentar
Portugal é um dos poucos países europeus que vai escapar à recessão. A previsão otimista é da agência financeira Moody's numa análise aos países da zona euro no atual contexto da "crise energética e geopolítica".
Relacionados
Taxas Euribor sobem em todos os prazos e a de seis meses renova máximo
CTT sobem preços de correspondência e encomendas em 6,24% a partir de março
"Veremos uma melhoria" em 2023. Recessão não vai bater à porta da zona euro
O estudo da Moody's, citado pelo Dinheiro Vivo, aponta nove países que devem conseguir evitar a recessão. Portugal aparece ao lado de Espanha, Grécia, Irlanda, Malta, Croácia, Eslovénia, Chipre e Luxemburgo.
A agência financeira acredita numa redução da dívida portuguesa, chegando aos níveis pré-pandemia. Ainda assim, alerta para "tempos conturbados" tendo em conta a dependência das importações e do turismo.

Leia também:
FMI prevê que um terço da economia mundial vai estar em recessão este ano
A Moody's sublinha que a fraca procura dos EUA, Reino Unido, China e Polónia vão pesar sobre o dinamismo do comércio da zona euro e o setor do turismo vai enfrentar uma travagem em relação aos valores registados no ano passado. Aponta, assim, para desafios adicionais para os países mais dependentes do turismo como Portugal, Grécia e Croácia.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Em contrapartida, a agência nota que Portugal será um dos maiores beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e considera que, se for bem executado, o PRR pode fazer a diferente, mas alerta para "estrangulamentos de longa data como a escassez de mão-de-obra e procedimentos burocráticos materiais e morosos".

Leia também:
Medina afasta cenário de recessão da economia portuguesa a curto prazo