Pedro Dominguinhos é o novo presidente da comissão de acompanhamento do PRR

A Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR era presidida por António Costa Silva, que integra agora o novo Governo como ministro da Economia e do Mar.

O professor do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) Pedro Dominguinhos é o novo presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sucedendo a António Costa Silva após designação do primeiro-ministro, foi este sábado divulgado.

"O primeiro-ministro designou como Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Prof. Doutor Pedro Miguel de Jesus Calado Dominguinhos, Professor Coordenador da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal", pode ler-se numa nota enviada hoje à comunicação social pelo gabinete do primeiro-ministro.

À TSF, Pedro Dominguinhos diz que aceitou o convite de António Costa, que lhe fez desde logo um pedido.

"Pediu para acelerar o trabalho e para tentar recuperar algum atraso, porque, como é óbvio, a ida do professor Costa Silva para o Governo atrasou um bocadinho a nomeação e as próprias atividades da comissão tiveram um bocadinho em 'stand by'. Nós temos que trabalhar o mais rapidamente possível. Essa é única coisa que prometo", afirma.

Para concretizar a sua função, o presidente da comissão de acompanhamento do PRR definiu quatro objetivos.

"Ter sempre uma preocupação de análise dos impactos nas diferentes áreas para que o Plano de Recuperação e Resiliência foi construído; criar uma cultura de cooperação e proximidade com todas as entidades que estão envolvidas, quer na implementação do Plano de Recuperação e Resiliência, quer na sua fiscalização; estar próximo dos beneficiários, aqueles que estão no terreno a implementar os projetos; ir fazendo o acompanhamento regular das atividades reunindo com os principais atores, governantes, ministros, para podermos ir recolhendo toda a informação", explica.

Sobre os avisos feitos pelo Presidente da República relativamente ao facto da chamada 'bazuca europeia' ser uma oportunidade única para Portugal dar um salto qualitativo, Pedro Dominguinhos diz que essa mensagem é para ser seguida por todos.

"Todos nós temos um papel fundamental, quer as instâncias políticas, quer os organismos intermédios, quer os beneficiários, com a existência de bons projetos, boas propostas, com a criação de regras que sejam transparentes e que possam ser implementadas para que consigamos esse impulso transformador da economia portuguesa. A comissão nacional de acompanhamento tem um papel fundamental na identificação de eventuais riscos, novos rumos que têm que ser trilhados, mas isso é um trabalho de todos", considera.

A Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR era presidida por António Costa Silva, que entretanto tomou posse como ministro da Economia e do Mar no atual Governo.

O novo presidente da comissão de acompanhamento do PRR é também "antigo Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos", refere-se na nota governamental.

Pedro Dominguinhos "é doutor em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (UL), mestre em Economia Internacional e licenciado em Economia".

No politécnico de Setúbal, é docente na área de Gestão desde 1995, tendo sido presidente da instituição entre abril de 2014 e 2022, bem como presidente do conselho dos politécnicos entre maio de 2018 e abril de 2022, de acordo com a nota.

"Foi membro do Conselho Coordenador do Ensino Superior e do Grupo de Modernização e Valorização do Ensino Politécnico, nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior", pode ler-se ainda no texto.

Pedro Dominguinhos é também "autor ou coautor de mais de 40 publicações e de artigos em conferências internacionais na área da internacionalização, 'born-globals' e empreendedorismo".

* Notícia atualizada às 13h52

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de