Portugal com défice de 0,1% no segundo trimestre, abaixo da zona euro

Défice português agravou-se 0,5 pontos percentuais face ao excedente de 0,5 do PIB registado no primeiro trimestre.

O défice da zona euro foi, no segundo trimestre, de 0,7% e o da UE de 0,9%, com Portugal a apresentar um défice de 0,1%, depois de ter registado um excedente orçamental no período anterior, segundo o Eurostat.

Segundo dados divulgados esta terça-feira pelo gabinete estatístico europeu, défice público português agravou-se 0,5 pontos percentuais face ao excedente de 0,5 do Produto Interno Bruto (PIB) registado no primeiro trimestre, mas melhorou 1,9 pontos na comparação com o défice de 2,0% registado no período homólogo de 2018.

Entre abril e junho, o défice da zona euro fixou-se nos 0,7% do PIB, aumentando face ao trimestre anterior (0,6%) e ao homólogo (0,3%).

Na União Europeia, o défice agravou-se para os 0,9% do PIB, face aos 0,6% do segundo trimestre de 2018 e aos 0,8% dos primeiros três meses do ano.

Portugal foi o Estado-membro que apresentou o menor défice público em percentagem do PIB (-0,1%), seguido da Polónia (-0,2%) e da Eslováquia (-0,4%), com a Roménia (-4,5%), a França (-3,4%) e o reino Unido (-3,1%) a registarem os maiores défices, entre os países para os quais há dados disponíveis.

O Luxemburgo apresentou o maior excedente orçamental (3,0%), seguido pela Dinamarca e Holanda (2,3% cada).

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados