PPP exigem 1027 milhões de euros

Todas as Parcerias Público Privadas (PPP) que estão em conflito com o estado exigem um total de 1027 milhões de euros e mais de metade deste valor diz respeito ao setor rodoviário.

Os pedidos de reposição de equilíbrio financeiro (REF) feitos pelas diferentes PPP rodoviárias rondam os 525 milhões de euros, o que representa um acréscimo de cerca de 71 milhões face ao ano passado.

Já o setor ferroviário apresenta um montante global de litígios que chega quase aos 195 milhões de euros porque continua desde há 4 anos a ação executiva interposta pela empresa Ligações de Alta Velocidade. Como o projeto não foi em frente a empresa pede o pagamento de 192 milhões de euros.

Na área da saúde o valor global das contingências ronda os 93 milhões de euros, o que representa um aumento de 33 milhões face ao apresentado no Relatório do Orçamento do Estado para 2022.

Em relação ao contrato de concessão dos aeroportos a ANA também pede mais dinheiro, este ano os Aeroportos de Portugal exigem do Estado mais 214 milhões de euros.

Portugal tem 35 PPP que são acompanhas pela Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de