Prazos de IMI e IUC que terminassem a 30 de novembro prolongados até sexta-feira

O adiamento deve-se a problemas informáticos verificados no Portal das Finanças.

Os prazos para o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e do Imposto Único de Circulação (IUC) que terminassem a 30 de novembro foram prolongados até sexta-feira, dia 2 de dezembro. O adiamento deve-se a problemas informáticos verificados no Portal das Finanças.

"Atendendo aos constrangimentos informáticos verificados temporariamente no Portal das Finanças na manhã de quarta-feira e de modo a salvaguardar os direitos e garantias dos contribuintes, os prazos para pagamento do IMI e do IUC que terminassem a 30 de novembro foram prolongados até ao próximo dia 2 de dezembro", anunciou, em comunicado, o Ministério das Finanças.

Segundo a mesma nota, não são devidos juros ou penalidades pelo alargamento dos prazos.

Na quarta-feira, o acesso ao Portal das Finanças esteve temporariamente indisponível, por ter expirado o certificado digital, informou, na altura, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), afastando a existência de qualquer ataque informático.

"Está em curso a renovação dos certificados digitais do Portal das Finanças, por força da qual os respetivos serviços estão temporariamente indisponíveis", especificou a AT, numa nota enviada às redações, salientando que a renovação regular dos certificados de segurança constitui uma medida preventiva e uma boa prática de segurança informática.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de