- Comentar
Os preços dos combustíveis devem aumentar a partir de segunda-feira e podem atingir máximos de oito meses, adianta o Jornal de Negócios. A subida dos preços deve-se à alta cotação das matérias-primas nos mercados, como é o caso do petróleo.
De acordo com os cálculos do jornal, a gasolina pode subir 2,2 cêntimos por litro a partir de 30 de novembro. O preço ficará, assim, nos 1,402 euros, o que representa um máximo desde março.
No início do ano, ainda antes do impacto da pandemia em Portugal, a gasolina atingiu os 1,537 euros por litro. Em março, o máximo foi de 1,497 euros.

Leia também:
Reino Unido vai proibir venda de automóveis a diesel e gasolina a partir de 2030
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O gasóleo também vai aumentar, apesar de uma subida menos significativa. O Jornal de Negócios aponta para mais dois cêntimos, num total de 1,19 euros por litro.
Desde abril que o gasóleo não sofre um aumento desta escala, quando atingiu 1,229 euros. No início do ano, o diesel chegou mesmo aos 1,432 euros.
O jornal deixa, no entanto, a ressalva que "os cálculos têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas". As contas são apoiadas na evolução dos derivados do petróleo e do euro.
Esta será a quinta semana consecutiva em que o preço dos combustíveis sobe.

Leia também:
De volta ao confinamento. Tudo o que (não) pode fazer neste "fim de semana grande"

Leia também:
Estudo prevê que veículos elétricos acabem com a era do petróleo