Corrida aos testes. Supermercados garantem reposição, farmácias com poucas vagas

Intensificação da procura durante o fim de semana levou rutura de stock em alguns espaços, mas não há motivos para alarme. Dérbi da Luz provoca pressão nas farmácias de Lisboa.

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição assegura que não faltam testes à Covid-19 nos supermercados e hipermercados. A procura intensificou-se no fim de semana, mas há capacidade de reposição.

"Não faltam autotestes nos espaços dos associados da APED. É evidente que no fim de semana houve um acréscimo de procura muito grande de autotestes. Primeiro, temos em stock e temos encomendas a chegarem nos próximos dia", garante à TSF Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED.

"Nesta época, com a aproximação das festividades, pode haver uma maior procura. Daí momentaneamente, aqui ou ali pode haver um estabelecimento a repor, mas nada que ponha em causa o normal funcionamento da cadeia", acrescenta o responsável.

Contactado pela TSF, o Infarmed admite que existem alguns constrangimentos , mas revela que estão constantemente a chegar ao mercado remessas de testes de cerca de 20 marcas diferentes e portanto é uma questão de regulação do mercado que nos próximos dias deve adaptar-se a esta maior procura.

Dérbi provoca pressão nas farmácias

A exigência de testes em eventos desportivos, como os jogos de futebol da I Liga, em particular, o dérbi de Benfica e Sporting, está a provocar uma corrida às farmácias para a realização de testes de antigénio, em Lisboa.

"O número de farmácias que temos disponíveis para dar resposta encontra-se sobre bastante pressão para conseguir dar resposta", explica à TSF Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), que deixa um conselho aos adeptos que vão assistir ao jogo.

"As pessoas devem agendar o seu teste para terem a certeza que têm o seu teste negativo que necessitam para irem participar neste evento desportivo ou noutras situação que seja necessário apresentar um teste negativo."

A presidente da ANF admite que já há farmácias sem vagas para agendar os rastreios. "Pode ser difícil agendar um teste", alerta, sugerindo a quem quer realizar teste que aceda ao site agendamento disponível em farmacias.pt.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de