Queixas por burlas no MBWay aumentaram 169%

Só este ano o Portal da Queixa já registou 86 reclamações contra app da SIBS. O número supera todas as reclamações feitas em 2019.

As queixas por burlas com o sistema de pagamento MBWay, da SIBS, aumentaram 169% em apenas um mês. O Portal da Queixa registou, em janeiro de 2020, 86 reclamações de consumidores lesados, o que supera a totalidade das queixas registadas no ano passado: 102.

"Embora não seja um tema recente, verificámos um aumento exponencial de reclamações por burla através do sistema MB WAY, nos últimos seis meses, pelo qual sentimos o dever de alertar os consumidores. Por sermos uma plataforma que tem como principal objetivo a partilha de experiências de consumo, é essencial que os nossos utilizadores estejam atentos e sejam conhecedores dos vários esquemas de fraude e burla, com vista a potenciar o aumento da literacia digital junto da sociedade portuguesa", afirma o CEO do Portal da Queixa, citado num comunicado enviado às redações.

O MBway é uma aplicação que permite usar o Multibanco e criar cartões virtuais através de um smartphone, estando este serviço associado a um número móvel.

O Portal da Queixa sublinha que apenas a PSP, a GNR e a Polícia Judiciária foram as únicas entidades a alertar para o perigo e existência de burlas através do MBWay, lamentando a falta de respostas do Banco de Portugal e da Direção-Geral do Consumidor.

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