Trabalhadores da Portway convocam greve nos aeroportos na Páscoa

Sindicato confirma que a paralisação irá afetar o normal funcionamento de todos os aeroportos nacionais.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) emitiu um pré-aviso de greve ao trabalho na empresa de handling Portway, nos dias 15, 16 e 17 de abril, ou seja, no fim de semana da Páscoa.

Em comunicado, o Sintac informou que "colocou um pré-aviso de greve total ao trabalho nos dias 15, 16 e 17 de abril 2022 na empresa Portway Handling de Portugal [de assistência em terra] em todos os aeroportos nacionais onde a mesma opera".

Segundo o sindicato, a paralisação tem três motivos, argumentando, para começar, que a "empresa não cumpre com o pagamento de feriados, conforme estipulado em Acordo de Empresa".

Além disso, de acordo com o Sintac, a Portway "não cumpre com a devida evolução das carreiras conforme estipulado no Acordo de Empresa 2016".

Por fim, disse a estrutura sindical, a empresa efetivou um sistema de avaliação, em que 90% dos trabalhadores obtiveram nota negativa e sem qualquer possibilidade de recurso, impossibilitando assim a progressão da carreira desses mesmos trabalhadores".

"Para agravar a situação, a Portway discrimina trabalhadores afirmando inclusivamente em sede de Ministério do Trabalho que a suposta avaliação só é válida para certos trabalhadores filiados em determinados sindicatos", sublinhou, na mesma nota.

"Sendo certo que esta greve afetará o normal funcionamento dos aeroportos nacionais, o Sintac está disponível para encontrar soluções que visem a mitigação dos pontos acima elencados, querendo, contudo, fazer parte da solução e não do problema", salientou a estrutura.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de