Açores: Universidade suspende funcionamento em fevereiro se se mantiverem cortes

O reitor da Universidade dos Açores disse ter enviado uma carta ao ministro da Educação e Ciência alegando que a academia terá de «suspender o seu funcionamento» em fevereiro se se mantiverem os cortes previstos ao financiamento.

No final de uma reunião com o secretário regional da Educação na ilha Terceira, Jorge Medeiros salientou que a Universidade dos Açores enfrentará «grandes dificuldades a partir de fevereiro», com base no corte anunciado pelo Estado.

Na carta enviada à tutela, é referido que o Estado vai transferir no próximo ano para a universidade 12,23 milhões de euros, valor a que acrescem os pagamentos das propinas de 2012 (3,73 milhões), elevando as receitas para quase 16 milhões. No entanto, só as despesas com pessoal em 2013 estão estimadas em 16,83 milhões.

As despesas de funcionamento ascendem a 1,8 milhões e o pagamento de um empréstimo contraído pela academia implica uma despesa de 400 mil euros.

Jorge Medeiros destacou também a diferença de 300 mil euros no montante destinado a repor o 13.º mês e o aumento de 15% para 20% de pagamento à Caixa Geral de Aposentações.

O reitor disse esperar que a universidade seja «beneficiada» na divisão, pelas instituições de ensino superior em Portugal, de um reforço de 43 milhões de euros anunciado pelo Ministério da Educação, e alegou que, se isso acontecer, a academia poderá chegar ao fim de 2013 com alguma normalidade ao nível do funcionamento.

Jorge Medeiros esteve reunido com o secretário regional da Educação, Luiz Fagundes Duarte, para preparar um protocolo de cooperação entre as duas entidades que deve ser assinado «brevemente».

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de