Bolseiros viram costas ao hemiciclo por causa de novo modelo de financiamento

Os bolseiros de investigação protestaram em silêncio contra o reiterar da maioria em apoiar o novo modelo de financiamento da ciência e, já no exterior do Parlamento, disseram que assim «são obrigados a sair do país e da investigação»

Dezenas de pessoas, aparentemente bolseiros de investigação, viraram, esta quarta-feira, as costas ao hemiciclo após a maioria ter reiterado o seu apoio ao novo modelo de financiamento da ciência.

Mesmo com os manifestantes em silêncio, Ferro Rodrigues, que conduzia os trabalhos em substituição de Assunção Esteves, mandou os bolseiros saírem das galerias, após ter sido alertado para o protesto pelo vice-líder parlamentar do PSD, Luís Menezes.

«Peço às pessoas que estão nas galerias que não se manifestem. Não se podem manifestar aqui nas galerias, mesmo de costas para a mesa. Agradecia que se dirigissem para a saída», acrescentou o vice-presidente do Parlamento.

Após saírem das galerias, os bolseiros acabaram por se reunir numa das saídas do Parlamento e explicaram que a «maioria parlamentar virou as costas aos bolseiros, cientistas e investigadores».

«Obrigaram-nos a sair e a ir embora. Neste caso significa sair do país e da investigação», acrescentou o presidente da Associação Bolseiros de Investigação Científica, André Janeco.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de