Governo revela «alguma preocupação» com resultados no exame de Português

O Secretário de Estado da Educação reconheceu, esta sexta-feira, «alguma preocupação» com os resultados no exame nacional de Português e prometeu tomar medidas para inverter a situação. À TSF, Valter Lemos não poupou nas críticas à Sociedade Portuguesa de Matemática.

O Secretário de Estado da Educação mostrou, esta sexta-feira, «alguma preocupação» com o facto de a média das notas no exame nacional de Português ter ficado abaixo dos dez valores pela primeira vez em três anos.

Ainda que os resultados da prova não ensombrem «a situação de que o resultado geral dos exames nacionais foi positivo», o facto do Português ter baixado um pouco deixa «alguma preocupação», disse à TSF Valter Lemos.

«Iremos naturalmente trabalhar para identificar as razões» dos maus resultados e «tomar medidas que permitam apoiar o trabalho da melhoria dos alunos e dos professores nas escolas, como se fez ao longo destes anos para outras disciplinas», de forma a garantir que esta situação não passa de um «incidente que deverá ser corrigido», acrescentou.

Confrontado com as críticas da Sociedade Portuguesa de Matemática, que acusou o Ministério da Educação de estar a dar um «péssimo sinal» aos alunos, recusando-se a afirmar que a subida de notas do exame de 12º ano revela uma melhoria de ensino, Valter Lemos desvalorizou.

«Não reconheço à Sociedade Portuguesa de Matemática especial característica para fazer esse tipo de críticas», disse, mostrando-se muito surpreendido com a posição.

«O que acho interessante é que se os resultados forem maus, devem-se ao facto de o ensino estar mau, mas se os resultados forem bons já não se devem ao mesmo ensino, mas antes ao facto dos exames serem facilitados, considerou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de