Há criticas vincadas às mudanças anunciadas ontem pelo ministério da Educação para o ensino da matemática.
Em despacho publicado esta terça feira determina-se a alteração do programa. No texto refere-se que o anterior programa continuará a servir de apoio nos anos para os quais as novas metas, entretanto definidas e que também deram polémica, ainda não são obrigatórias.
O ministério considera que o programa actual é muito rígido e assente em métodos muito marcados por fundamentos meramente ideológicos e que retiram liberdade aos docentes.
Elsa Barbosa, que já presidiu à Associação Portuguesa de Matemática, adiantou à TSF que a mudança de paradigma decidida pelo ministerio é uma bomba.
Um efeito explosivo que é transformado em pólvora seca por Filipe Oliveira. Matemático e um dos coordenadores das metas curriculares do ministério da Educação, diz que o que se pretende é sobretudo dar maior liberdade pedagógica e autonomia aos professores. Aquele responsável lembra que muito pouco foi alterado do atual programa.