A Entidade Reguladora para a Comunicação Social deliberou autorizar «a actividade de televisão através do serviço de programas generalista de cobertura internacional e acesso não condicionado com assinatura, denominado TVI Internacional», requerido pela TVI, anunciou hoje o organismo.
O canal terá uma programação diária, na sua maioria programas de entretenimento como as novelas e séries de ficção nacional ou talk shows e infanto-juvenis da TVI, mas também programas de informação da TVI24.
«Actualmente a TVI apenas angariou distribuidores desse serviço de programas para o território de Angola, estando igualmente prevista a distribuição para o território dos outros PALOP», refere.
Por isso, adianta ainda a ERC, o canal «não está disponível no território dos Estado-membro da União Europeia», embora, de acordo com o pedido, «essa seja uma possibilidade no futuro».
Segundo já explicou o director de Programas da TVI Internacional, Luís Cunha Velho, os primeiros destinos de emissão do novo canal serão Angola e Moçambique e, posteriormente, Timor-Leste, estando aberto a parcerias com outros canais e, em particular, com a RTP Internacional.
Toda a emissão do TVI Internacional será em português apesar de os conteúdos poderem ter origem nos outros países lusófonos.