Felícia Cabrita acusa PS de "ataque salazarista" ao jornal Sol

A jornalista acusou o PS de estar a fazer um ataque ao semanário Sol e questionou a decisão do procurador-geral da República de não abrir um inquérito com as escutas ao primeiro-ministro.

A jornalista do Sol responsável pelas notícias relacionadas com o caso "Face Oculta", acusou, esta manhã na Comissão de Ética do Parlamento, o PS de «ataque salazarista» ao semanário Sol e deixou também claro que o Governo já desde os tempos do caso "Freeport" tentou abalar a sustentabilidade financeira do jornal.

Na audição, no âmbito do debate sobre a liberdade de expressão, a jornalista questinou também a independência do procurador-geral da República, Pinto Monteiro, considerando estranho que perante as evidências este tenha arquivado as escutas que envolvem o nome do primeiro-ministro.

Felícia Cabrita garantiu que se não estivesse convicta da existência de um plano para controlar a comunicação social liderado pelo primeiro-ministro, não escrevia uma linha sobre o caso.

«Sabendo que há de facto conversas entre o primeiro-ministro e Armando Vara, não há aqui elementos suficientes para se abrir um inquérito», questionou, acrescentando que não é normal que um procurador-geral da República venha tantas vezes a público defender o primeiro-ministro.

A jornalista lançou na Comissão mais uma suspeita, alguém avisou os visados que estavam sob escuta, dando-lhes margem para mudar de estratégia.

«Um plano que originalmente tinha aquele sentido e orientação, em que sobretudo Rui Pedro Soares, Paulo Penedos e alguns administradores da PT, estão a falar de um negócio de que o primeiro-ministro tem conhecimento, a partir de certa altura aparece o contrário disto tudo e diz-se então que será a líder do PSD e o Presidente Cavaco Silva quem tinha negociado», revelou.

Perante os deputados, Felícia Cabrita afirmou ainda que pessoalmente nunca foi pressionada pelo primeiro-ministro José Sócrates, mas deu conta de uma ameaça antiga que o Governo fez ao semanário que envolvem as várias notícias que o Sol publicou sobre o caso "Freeport".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de