A ministra do Trabalho, Helena André afirmou, esta quarta-feira, acreditar que Portugal já chegou ao pico do aumento do desemprego. A expectativa de Helena André surge na sequência da divulgação dos números do Eurostat que dão conta de uma estabilização da taxa de desemprego portuguesa nos 10,3 por cento.
«Temos que ver qual é a sustentabilidade desses números, mas temos alguns indicadores que nos levam a pensar que talvez tenhamos atingido o pico da entrada no desemprego. Vamos ver como a Economia se comporta porque sabemos que o crescimento económico tem um impacto muito grande no comportamento do desemprego», afirmou a ministra do Trabalho.
Helena André deixou, no entanto, em aberto a questão das alterações às regras de atribuição ou manutenção do subsídio de desemprego, apesar de estas estarem já prevista no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).
«Não há nenhuma proposta de alteração nesta matéria, o que há é um ponto de partida, que não é um ponto de chegada», disse Helena André aos jornalistas, no final da reunião de concertação social.
O PEC prevê alterar as condições de atribuição e manutenção do subsídio de desemprego, para promover o regresso mais célere à vida activa dos desempregados.
Actualmente, um desempregado com subsídio de desemprego é obrigado a aceitar trabalhos com um salário idêntico ao do subsídio acrescido de 25 por cento, nos primeiros seis meses da prestação.