MAI lamenta incidentes com jornalistas

O Ministério da Administração Interna (MAI) lamentou os incidentes verificados na quinta-feira, adiantando que a IGAI já abriu um processo de averiguações.

«O Ministério da Administração Interna lamenta os incidentes ontem verificados no Chiado e que envolveram jornalistas», refere o MAI, em comunicado.

O MAI adianta que a Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) já procedeu à abertura de um processo de averiguação aos incidentes, «sem prejuízo das diligências entretanto desencadeadas pela PSP sobre os mesmos factos».

Na nota, o Ministério da Administração Interna afirma também que vai convidar o Sindicato dos Jornalistas e os diretores de informação dos órgãos de comunicação social para reuniões, na próxima semana, tendo em vista «a adoção de procedimentos adequados no sentido de evitar a ocorrência futura de idênticos incidentes».

O MAI assegura ainda que tudo fará para conciliar a necessidade de garantir a tranquilidade e ordem públicas com o exercício do direito à informação.

Dois jornalistas, um da agência Lusa e outra da Agência France Presse, ficaram feridos na quinta-feira em incidentes com as forças policiais, no Chiado, em Lisboa, enquanto recolhiam imagens da manifestação organizada pela Plataforma 15 de Outubro, no âmbito da greve geral convocada pela CGTP.

Continuar a ler

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de